sábado, 6 de março de 2010

Mais do mesmo.

Dizem que as terapias só funcionam quando temos insights. Faço terapia há uns 2 anos e acredito que minha produção de insights esteja meio fraca. Pode ser também que essa história de pagar para que alguém te analise e ainda por cima analisar a si mesma o tempo todo não surta grandes efeitos, ou eu já seria, a essa altura do campeonato, a mais bem resolvida das mulheres sobre a Terra.
O fato é que hoje um desses estalos me ocorreu. Vai parecer óbvio para você que me lê. E é mesmo óbvio. Mas aprendi (em alguma aula de filosofia ou alguma conversa de bar) que as coisas óbvias não dispensam reflexão e podem trazer grandes respostas ou boas perguntas.
Conversava com um amigo hoje e falávamos sobre relacionamentos e o que esperávamos deles. Foi então que, conduzida pelo papo que se desenrolava, me veio uma pergunta essencial, que talvez eu nunca tenha me feito ou, pior, tenha me feito sem dar a devida atenção.
Que tipo de companheiro eu desejo ao meu lado?
Vivo, como muitos, numa sucessão de apaixonamentos mal resolvidos, intensos, complicados por cobranças de ambos os lados ou expectativas não supridas. Em suma, um prato cheio para uma lista de frustrações afetivas. É claro que no meio desta confusão muitas boas histórias aconteceram e muito amor rolou embaixo da ponte, portanto….não se compadeçam!
Bem, vamos deixar de lado a minha necessidade de fornecer justificativas idiotas e voltar ao assunto.
Movida pela emotividade da qual sou feita, não me lembro nunca de ter racionalizado as minhas escolhas. Acabei delegando todas ao “acaso” ou aos meus sentimentos supostamente autônomos. Porém, como gato escaldado tem medo de água fria, me vi obrigada a pensar a respeito e não simplesmente continuar seguindo o fluxo da maré e dos acontecimentos, o que me fez perceber que existe alguém no comando desse carro desgovernado.
O medo é saber que a comandante sou eu. Logo eu que mal conduzo um veículo de verdade, que só exige gestos mecânicos e frequentemente repetidos.
A pergunta martelou, martelou….
Será que eu sei que tipo de pessoa eu desejo?
E o tipo de pessoa que eu digo que desejo é o tipo de pessoa que costumo escolher?
Hum..hum…
Foi quando respondi ao meu amigo:
“Ah, eu só quero um homem inteligente, mas bem inteligente mesmo, até meio nerd; que adore os livros tanto quanto eu;que goste de cachorros; que seja apaixonado por música; que tenha um senso de humor apurado; que me faça rir, sem ser bobo; que tenha calma com minhas intempéries, sem, no entanto, parecer inerte; que queira viajar o mundo comigo; que tenha pela família o mesmo apego que eu; que me ajude a ser alguém melhor; de quem eu possa cuidar, mas que também perceba que preciso de cuidados; que seja presente, mas não sufocante; que não viva sem alguma poesia; que seja apaixonado pelo que faz, para que eu o admire. E, acima de tudo, que goste de mim como eu sou. Será que é pedir muito?”
Evidente que minha lista de exigências foi respondida com uma bela gargalhada.
Será que preciso encontrar alguém que se aproxime de tudo isso ou encontrar alguém que eu aceite como é, mesmo que ele queira me levar para comer churrasquinho em frente ao baile funk?
Comecei o texto achando que eu tinha encontrado grandes respostas. Ao final, talvez pelo barulho da TV, talvez pela janela piscante do MSN, posso garantir que, além de não saber responder nada, ainda fiquei com mais dúvidas.
Como eu disse em algum momento, pensar em coisas óbvias pode trazer grandes respostas, mas também acrescentar mais questões.
Droga, me enrolei toda. Vou tomar um chopp.

Um comentário:

  1. Lud, que bom ler seu comentário aqui!!
    Esse blog surgiu como um meio de jogar conversa fora e falar sobre a vida, sem grandes preocupações com o que vão pensar.
    Escrevemos minha amiga Xanda e eu. O post abaixo desse é dela. É quase uma papo de boteco entre amigas (os) !

    Como vc já fez terapia, vejo que sabe que processo é esse! De fato, vale muito a pena para amadurecer os pontos de vista...
    No mais, é seguir com alegria, com entusiasmo, pq ainda não inventaram nada melhor que a vida!! :D

    ResponderExcluir